Um arrebol de tons dardejantes apoderam-se qual ave de rapina de uma aurora tranquila e imperturbada em movimentos de expressão fernweh naquele que poderia muito bem ser um vídeo de propaganda ambiental difundido pela National Geographic a dar voz ao slogan “Salvem a floresta do Amazonas”. É mais ou menos assim que travamos conhecimento com o mais recente vídeo dos Taggart & Rosewood para “The Kink” que em cerca de uma semana já sacou mais de 5.5 milhões de visualizações. A ave de rapina é antes um drone voyeurista que sobrevoa impavidamente paisagens cinematicamente refulgentes e luxuriosas de vários pontos do globo que, temos conhecimento mais tarde, se situam nos arrabaldes de São Francisco. E não só de luxúria paisagística respira este conjunto de imagens. Quer em flashes blink-and-you’ll-miss-it”, quer em recantos mais ou menos isolados, mais ou menos amplos e planos que poupam o espectador ao grafismo real e não deduzido das imagens, deparamo-nos com a destemperança descomprometida de uma lascívia puramente carnal de parceiros de várias orientações sexuais numa atitude pacificamente revanchista de quem fode em nome de uma causa suprema e um bem maior.

Sob o lema de incitamento pacifista e implicitamente tácito make porn, not war, o conceito por detrás da criação de Droneboning tem como premissa lançar uma reflexão/debate sob a utilização de drones em cenários bélicos e militaristas e explorar o desvirtuamento e adulteração da noção de privacidade – algo que nos dias que correm já não se sabe muito bem o que é nem para que serve – promovendo a sua utilização na captação de momentos de matriz muito mais aprazível. Muitas têm sido as formas de promover a tolerância, a diversidade, a compreensão e o amor universal ao longo dos séculos, mas em raras ocasiões com este nível de ousadia e de forma, dizemos nós, potencialmente mais eficaz. O que mais choca é mesmo a endoutrinação veiculada pela simplicidade de um dos actos mais naturais da condição humana. E já se fala numa sequela.

Retirado de The Killingest, álbum ainda sem data de lançamento mas previsto ainda para este ano, “The Kink” é o mais recente tema editado pelo projecto de Zach Coulter dos Solid Gold e Ryan Olson dos Poliça, ambos membros fundadores dos Gayngs, e Jim Eno dos Spoon.

rosana rocha sig