Como é que se fala de algo que te entra porta dentro sem pedir licença?! Nem é pela tua porta, é pela porta principal de uma esfera superior de um local sagrado habitado por muito poucas vozes. Não é um local celeste, porque é primitiva a voz de Tanya Tagaq… é um novo mundo a explorar com coragem e a sede de quem não tem medo de beber até ver o solo de perto.

Dotada de um dom quase sobrehumano assente nas técnicas de Throat-Singing, a menina Inuit, tribo esquimó das terras geladas do Canadá, abre o mais recente disco Animism com um versão do clássico dos Pixies, “Caribou”. Sendo o caribou um dos alimentos base da tribo da qual Tanya faz parte, torna-se curiosa a escolha. Como se de um aviso se tratasse para o que espera quem se aventurar disco adentro. Um território selvagem, experimental e carnal que entre melodias de invernos rigorosos e conversas com seres demoníacos em sessões de exorcismo nas florestas mais escuras, não vai deixar absolutamente ninguém confortável e muito menos indiferente.

Animism movimenta-se sub-repticiamente nas sombras de categorizações estilísticas absolutamente indecifráveis. Electrónica avant-gard, classicismo expressionista sem fronteiras, industrialmente ritmado mas com um pé em sonoridades ritualísticas. Andam à espreita tantas vezes os universos tão díspares de Swans, Nine Inch Nails, Tim Hecker e Kronos Quartet.

Premiado nos Polaris Music Prize em Setembro passado, batendo os discos altamente favoritos de Arcade Fire e Drake, Animism foi editado em terras canadianas em Maio deste ano e chega em Janeiro de 2015 a território europeu. Podem ver em baixo a performance brilhante e arrasadora que marcou para sempre a entrega deste prémios tal como referido pela organização dos Polaris Prize

…the most memorable performance in our history of very memorable performances. Epic.

Que se arranje imediatamente um lugar ao lado de Diamanda Galas, Björk, Sainkho Namtchylak, Nina Nastasia ou Kristin Hersh no panteão supremo das vozes de outro mundo.

alec peterson sig

 

About The Author

Related Posts