Urgência, nostalgia, melancolia. Em Ambulance, o quarto registo dos suecos The Amazing, sentimos bem viva a alma característica da música nórdica que não se coíbe de nos demonstrar o que a influencia e como conseguem tornar essas influências em algo que soa a novo e fresco. Uma brisa leve mas profundamente tingida de intenção e emoção. Neste Ambulance, editado pouco mais de ano e meio após o registo de 2015 Picture You, temos presente as tais influências de que falávamos – notas de pós-punk, de new-wave e de synth-pop, laivos de um intimismo mais recente -, ou, pelo menos, menos recôndito. E neste intimismo flutua a voz etérea, sinuosa e penetrante de Christoffer Gunrup, uma voz que soando a outras mais familiares, ecoa de maneira livre e agradável nos ouvidos, permanecendo largos minutos após a audição de qualquer um dos oito temas que compõem este disco. Voz, essa, que se alia a composições sólidas e inspiradas, com arranjamentos a roçarem frequentemente o sublime.

Da alma nórdica, da sua emoção, da urgência da mensagem tão própria já tantas vezes transmitida por uns Kent, uns The Mary Onettes, Principe Valiente ou Hearts Of Black Science, encontramos agora então os The Amazing no apogeu das suas capacidades, afirmando-se como dignos repositórios e herdeiros de todo o legado musical que carregam. Desde os primeiros momentos do tema homónimo que inicia Ambulance que se pressente que nos espera uma viagem, uma viagem que nos faz pensar no que foi, mas com um olho sempre presente no que é e no que será. Imiscuídas nas melodias de sonho criadas aqui, temos também momentos de ruído produzidos pelas guitarras, adicionando camadas de som às já de si ricas composições da banda. Apetece, por vezes, fechar os olhos, sentir a brisa do verão no rosto e deixar que as palavras e as notas nos carreguem para longe nestas viagens musicais aqui proporcionadas, nesta urgência aqui transmitida, nesta mão que se estende até à nossa, entre o nostálgico e o fantástico.

Os The Amazing afirmam-se, comprovam o que andavam a prometer e mostram-se ao mundo como uma força bem capaz de conquistar ouvidos e corações por esse mundo fora. Deixemo-nos levar na ambulância e na urgência estrada fora. E chegamos então, onde nos propuseram levar, rumo à maravilha. Ambulance, o novo álbum da banda sueca tem edição pela Partisan Records.