O EP One For Sorrow é a segunda edição dos The Anchoress, projecto da multi-instrumentalista galesa Catherine Anne Davies. “Long Year” é a primeira visita a este território assombrado, isolado e desolado, um caminho em cinzento e sépia, onde PJ Harvey lê contos de terror góticos a Florence Welsh.

Um processo de gravação quase amaldiçoado por uma série de acontecimentos que ameaçaram inviabilizar o projecto completamente, incluindo Catherine ter ferido a mão de forma tão grave durante uma sessão de gravação de 48 horas que quase poderia não voltar a tocar. Ela confessa-nos:

This has been made on a wing and a prayer, lots of favours, one car crash, one death, one broken hand, and a lot of patience on so many parts. Stir in 3 jobs, 4 studios, 1 arrest, 3 pianos, 40 songs and 1 very patient engineer… and you get some way to understanding what a long road it has been….

Remisturado por Gareth Jones (Depeche Mode/Interpol), o EP precede o single de estreia “What Goes Around”, onde Catherine canta um pouco sobre tudo desde a lei de Newton à filosofia medieval e abre caminho para Confessions Of A Romance Novelist, o álbum de estreia que só sai para o ano que vem. Paul Draper, antigo vocalista e frontman dos Mansun, ajudou a capturar a colecção de músicas em que Catherine toca sozinha uma variedade de instrumentos incluindo piano, guitarra, flauta, omnichord, mellotron, wurlitzer, glockenspiel e celeste. Com ou sem maldição, ficamos à espera de 2015.

alec peterson sig