Claramente 2019 é o ano em que todas as estradas vão dar aos The Cure. Com a promessa de um novo álbum e depois da celebração dos 30 anos da edição de Disintegration –  que teve no final do mês de Maio direito a uma residência de 5 noites no palco da Sydney Opera House inseridos no VIVID Festival com direito a transmissão em directo e tudo – a banda prepara um filme para festejar outra efeméride, o nascimento oficial da banda!

Foi na noite de 09 de Julho que os The Cure tocaram pela primeira vez ao vivo. A sala era o pequeno The Rocket em Crawley, o bairro que os viu nascer, e cerca de 65 pessoas estavam lá para assistir a algo que dificilmente se adivinharia como um pedaço de história da música. Mas 40 anos depois em Hyde Park, Robert Smith, Simon Gallup, Roger O’Donnell, Jason Cooper e Reeves Gabrels enfrentavam uma multidão de cerca de 65.000 pessoas para mais uma dose e uma página de história.

65.000 alminhas e algumas câmeras para captarem as imagens daquilo que agora será The Cure Anniversary 1978-2018 (Live In Hyde Park, London), o filme que retrata a noite passada na capital inglesa e a travessia por todos e mais alguns dos grandes temas com que os The Cure pintaram em texturas de baton vermelho e eyeliner preto as gerações que os viram crescer e com quem cresceram durante as quatro décadas que separaram as duas noites.

O filme é realizado e ideializado por Tim Pope, uma espécie de elemento honorário da banda e responsável por boa parte dos vídeos dos The Cure.

I went to rehearsals in a very cramped studio just the day before the show, and sat in the group’s midst as they ran through the songs. I knew as the set list unfolded that the only way to show people the real Cure was to capture not only the grand, epic dimension of the their stage show, but also the close, intimate side of this band simply making music together. Never has Robert sung so well, nor has The Cure played more passionately, more tightly, more powerfully. – Tim Pope

O filme vai estar em exibição nas salas de cinema a partir de 11 de Julho mas por agora ainda não há previsão de estreia em Portugal ou no Brasil. Podem adicionar ao calendário na página oficial do filme e serem notificados para a aquisição de bilhetes assim que existam datas para os dois países.