Parece que as tonalidades que compõem o espectro mais virado para a electrónica e para o synthpop vão continuar este ano a seduzir e a capturar a alma de vários colectivos que outrora se dedicavam a outro tipo de sonoridades, particularmente de tendência folk, caso de Bon Iver, James Vincent McMorrow ou Villagers, mas também de nervo tipicamente mais rock, como aconteceu em especial com o último álbum dos Spoon, editado em Março do ano passado.

O poder de atracção das cadeias vibrantes de synths alastrou-se agora aos The Decemberists, que parecem ter deixado os violinos e uma folk tantas vezes transfigurada em rock e pop de câmara num passado rematado com o lançamento em 2015 do último disco, What a Terrible World, What a Beautiful World, para se aventurarem num género que lhes tem sido, pelo menos em formato discográfico, estrangeiro.

Inspirados por Bryan Ferry e os seus Roxy Music, “Severed”, o novo tema dos The Decemberists que inicialmente pretendia ser uma canção de nervo mais punk, releva uma teia de incursões por granulados synths, quase new wave, embora seja perceptível todo um legado deixado ao longo de sete registos de estúdio por trilhos bem dentro das fronteiras do indie rock. À viagem por novas paisagens sonoras não é alheia a colaboração inédita com o produtor John Congleton, que direccionou os The Decemberists para outros horizontes e os incentivou a explorar novos territórios sonoros na sua carreira. O vocalista Colin Meloy confessa:

When you’ve been a band for 17 years, inevitably there are habits you fall into. So our ambition this time was really just to get out of our comfort zone. That’s what prompted working with a different producer and using a different studio. We wanted to free ourselves from old patterns and give ourselves permission to try something different.

“Severed” é assim o tema de avanço para I’ll Be Your Girl, o oitavo disco dos norte-americanos que sai para as prateleiras no dia 16 de Março pela mão da Capitol Records.

I’ll Be Your Girl

1. Once In My Life
2. Cutting Stone
3. Severed
4. Starwatcher
5. Tripping Along
6. Your Ghost
7. Everything Is Awful
8. Sucker’s Prayer
9. We All Die Young
10. Rusalka, Rusalka The Wild Rushes
11. I’ll Be Your Girl

The Decemberists - I'll Be Your Girl

The Decemberists – I’ll Be Your Girl