Reinvenção é preciso e os The Futureheads nunca estiveram aconchegados a uma sonoridade que os fizesse evitar a transfiguração. A banda inglesa desapareceu dos mapas das edições em 2012 depois de se terem extremado tanto e deixado para trás todas as aventuras pelas estruturas habituais do post-punk e do seu revival que na altura ainda fazia largos estragos um pouco por todo o lado. O disco chamava-se Rant e mantinha tudo o que era instrumento desligado vindo tudo das gargantas dos elementos da banda. Indie rock post-punk a capella? Oh yes, sir!

Agora e depois de sete anos de exílio nas suas cabecinhas futuristas, a banda de Ross Millard, Barry Hyde, David “Jaff” Craig e Dave Hyde está de volta aos discos e com os instrumentos ligados e bem ligados pelo que dão a entender na primeira amostra. O disco vai-se chamar Powers e a força está mesmo com eles como se pode comprovar por “Jekyll”, o single de arranque do álbum com data marcada para 30 de Agosto.

Os The Futureheads tinham carregado em Janeiro deste ano um teaser video na sua página de Youtube onde davam o alerta para o que aí vinha:

After our a cappella album ‘Rant!’, strapping the electric guitars back on seemed suddenly alien.  A hiatus was needed – around 2000 days it seems… Over the past 12 months we’ve been chipping away at recording a new album, which is almost ready for ready for release.