Parece que a Irlanda foi, este sábado passado, o melhor sítio do mundo para se estar. Decorria então o último dia do Sounds From A Safe Harbour, festival de música e arte fundado em 2015 e sediado em Cork, cujo alinhamento tem a curadoria do actor Cillian Murphy, de Enda Walsh, Mary Hickson – directora do Cork Opera House onde decorre o evento -, e dos gémeos Aaron & Bryce Dessner dos The National.

Sendo ambos parte do cartaz do festival que teve este ano a sua terceira edição, não de estranhar que o cenário idílico de tantos dos presentes consistisse numa apresentação conjunta entre The National e Justin Vernon – os Bon Iver actuaram no dia anterior no mesmo evento -, e que subissem ao palco juntos. Algo que, para surpresa de muitos, acabou mesmo por acontecer, depois de Aaron e Bryce Dessner terem também tocado com Bon Iver na sexta-feira passada num concerto em que tocaram juntos temas de 22, A Million, o último álbum de Justin Vernon que faz a sua aparição ao minuto 42.

Com Vernon a dividir entre temas a sua atenção pelas teclas e pelas guitarras, foram tocados alguns temas mais emblemáticos da banda de Matt Berninger – “Afraid Of Everyone”, “Turtleneck”, “Guilty Party,” “Slow Show” e “Terrible Love”, dois deles pertencentes ao recém-lançado Sleep Well Beast. A irlandesa Lisa Hanningan juntou-se à banda em palco no tema “I Need My Girl”, enquanto uma cover para “Maybe Not” de Cat Power fazia também parte da setlist. O concerto completo dos The National ali em cima, clicando na imagem.