Heartworms, o disco que os The Shins juntaram à discografia como o seu quinto álbum de originais, vai fazer em Março um ano de vida, e a banda de James Mercer tinha desde a altura uma ideia bem pensada, pré-concebida e, acima de tudo, bem escondida para lhe dar continuidade.

Durante o período de gravação e escrita dos temas que fizeram parte do disco, Mercer observava as composições que se iam formando e nascendo, e ao mesmo tempo colocava numa incubadora de ideias um bichinho do coração muito especial. E que tal se o mesmo disco fosse tocado de forma inversa?

Não, não temos um novo disco do The Shins com mensagens transmitidas de forma subliminar quando tocado de trás para a frente, mas temos a partir já do dia 19 que aí vem, uma outra versão de Heartworms. The Worm’s Heart será um disco inteiramente novo mas só que com as mesmas canções retrabalhadas, além de o alinhamento ser virado também de pernas para o ar. Onde em Março do ano passado os The Shins começavam o LP com “The Name For You” e acabavam com “The Fear”, daqui a uma semana a ordem começa com “The Fear” e termina com… isso.

James e os seus Shins tinham já revelado há uns dias “Dead Alive”, a primeira das faixas em versão (Flipped), e agora seguem sem grandes esperas com a segunda reinvenção, o tema que dava nome ao disco primordial, “Heartworms”. Menos vintage, menos beachboyzada e com elementos electrónicos puxados para a fila da frente, é mais uma volta de 180º com o próximo registo dos The Shins.

The Worm’s Heart

01. The Fear (Flipped)
02. So Now What (Flipped)
03. Heartworms (Flipped)
04. Dead Alive (Flipped)
05. Half a Million (Flipped)
06. Rubber Ballz (Flipped)
07. Mildenhall (Flipped)
08. Fantasy Island
09. Cherry Hearts (Flipped)
10. Painting a Hole (Flipped)
11. Name For You (Flipped)

The Shins - The Worm’s Heart

The Shins – The Worm’s Heart