Seguindo a linha de pensamento sobre a qual a Bella Union, editora dos The Soft Cavalry, discorre para apresentar o novo projecto de Rachel Goswell dos Slowdive e Mojave 3 com o seu marido Steve Clarke, os The Soft Cavalry são uma e tanta coisa ao mesmo tempo. Questiona o press release da Bella Union se a banda é a happy accident? a lovers’ story? a crisis of faith?  e responde cheia de certezas que é um pouco de tudo isto.

Steve conhece Rachel quando é o tour manager dos Slowdive e um ano depois de se conhecerem estão casados. Daí em diante é história e um disco que nasce na cabeça de Steve Clarke mas se desenvolve na alma e na confiança de Goswell.

(Rachel) turned my world upside-down (…) I’d always had ideas but never felt that anything I had to say was worthy of anyone’s attention, let alone my own. I wish that I could have done this fifteen years ago but, in reality, I simply couldn’t have. But I’m not one to overly wallow. I’d rather plough the various levels of confusion into songs.

Os The Soft Cavalry tinham revelado já três dos temas que fazem parte desta estreia homónima, “Bulletproof“, “Dive” e “Never Be With You“. Disco na íntegra para ouvir em cima.