Que maneira melhor para avisar a população terrestre de que o próximo disco de The Tallest Man On Earth está prestes a ser escrito do que com mais um dos temas da série When The Bird Sees The Solid Ground. 

A quarta canção que Kristian Matsson traz à luz do dia para a sequência de músicas que tem vindo a desenvolver desde Março passado, altura que arrancou para mais uma aventura onde faz encontrar o seu lugar de compositor com o de realizador à semelhança do que tinha acontecido na anterior colecção The Light In Demos, chama-se “Down In My Heart” e prossegue intima e com a serenidade campestre e a intensidade do trovão num final de tarde escuro numa floresta sueca que define o senhor grande da folk e da Earth.

When The Bird Sees The Solid Ground começou com “An Ocean” e prosseguiu nos meses seguintes com “Somewhere In The Mountains, Somewhere In New York” em Abril e “Forever Is A Very Long Time” em Junho. Todos os temas saíram recorrendo a uma versão documental videografada com Matsson a introduzir os temas e a tocar ao vivo e a solo todos os temas e a versões posteriormente gravadas em estúdio e carregadas para as suas plataformas digitais. Todos para ver e ouvir em baixo.

No quarto capítulo de WTBSTSG, Kristian afirma que se tem vindo a aperceber que esta colecção de músicas é uma música em cinco partes e que com a próxima – que deverá sair em Setembro apenas – se encerra a história que tem vindo a contar nos últimos quatro meses. O próximo passo é a escrita e gravação do sucessor de Dark Bird Is Home, último álbum do singer/songwriter sueco editado em 2015 pela Dead Oceans.