O desenrolar da fase mais intimista do cantor e compositor sueco Kristian Matsson ganhou um novo capítulo. Depois da série visual The Light In Demos que decorou boa parte do ano passado, The Tallest Man On Earth inicia uma nova série em que vai partilhar, a cada mês e de forma semelhante ao projecto anterior, um novo tema original e o seu respectivo vídeo. Sob o nome When The Bird Sees The Solid, no novo conjunto de novas canções serão reunidas composições originais, com Matsson a dividir a sua concepção do projecto entre a música e a realização.

The Tallest Man On Earth anuncia assim novos rumos como um rio calmo que parecia correr o seu curso tranquilo nas terras suecas mas que a natureza, com as suas mudanças inesperadas, se encarregou de desviar para uma nova colecção sonora e visual. As novas canções, que serão acompanhadas cada uma por um vídeo são parte do projeto produzido, realizado, gravado, filmado e editado pelo próprio Matsson, virão assim a público gradualmente. Como habitualmente, os elementos que fazem parte na natureza, de um modo geral, estarão presentes na lírica dos novos temas de When The Bird Sees The Solid, um título que reflecte a obsessão do músico por pássaros, motivada por um sonho recorrente durante a sua juventude no qual ele aprendia a voar.

The Tallest Man on Earth celebra o início do novo projecto com “An Ocean”, a primeira faixa inédita, que vem apresentada de forma bonita e simples, apenas com Matsson e sua guitarra como companhia e com toda serenidade que se espera. O tema tem uma outra versão nas plataformas de streaming, carregada de elementos que a tornam mais grandiosa – como instrumentos de sopro -, que não constam da versão divulgada em vídeo.

Kristian Matsson leva When The Bird Sees The Solid também aos palcos numa digressão que terá inicio em Abril e se estenderá até Novembro, passando pela Europa e América do Norte.