Em primeiro lugar, talvez seja melhor esclarecer que, apesar da grafia inovadora, o nome do novo tema dos The Voidz se pronuncia simplesmente “Curious”. Depois, e esta parte é em especial dirigida a todos os que, tal como nós, não detectaram grandes distanciamentos da sensibilidade sonora seminal dos The Strokes no tema de avanço, “Leave It My Dreams“, revelado no início desta semana para o segundo trabalho discográfico dos norte-americanos, a banda lança uma canção imprevisível, inesperada e, parafraseando os Monty Python, aparecem com algo completamente diferente. Não só em relação à banda que tem dado os maiores palcos da vida de Julian Casablancas, como também em relação às canções que fizeram em 2014 a história de Tyranny, o registo de estreia dos então Julian Casablancas + The Voidz.

E porque fácil fácil não será definir a sonoridade de “Qyurryus”, já se aceitam sugestões quanto ao movimento musical ou corrente sonora em que se insere. Synth-islam? Jihad-industrial? Indie-allah? Indo-electro? Tudo possibilidades. O facto é que o auto-tune – algo geralmente muito presente nas canções que andam comummente a passear pela Índia e pelo Médio Oriente -, se alia a riffs de guitarra que emanam a atmosfera das construções típicas da produção musical da região e aos cânticos meio gritados de um cantor empenhado em fazer passar a mensagem de Allah aos quatro cantos do mundo.

“QYURRYUS” chega também com um vídeo bem colocado no imaginário dos anos 80, em que não faltam mangueiras a simular chuva a cair por cima dos elementos da banda e dos seus instrumentos, com várias meninas – claramente infiéis -, sob uma valente carga de água a dar o toque de sensualidade às captações VHS das imagens e os incontornáveis sintetizadores que fizeram da década muito daquilo em que se tornou. É estranho? É. Exótico também.

O próximo álbum dos The Voidz – que agregaram oficialmente Julian Casablancas ao seu alinhamento numa sessão ritualística, em Dezembro -, irá levar o título de Virtue e tem lançamento previsto para o dia 30 de Março. pela RCA. Do álbum já se conhece também o tema “Wink“, apresentado ao vivo na televisão brasileira em Outubro.

Lê tambémThe Voidz de Julian Casablancas lançam “Leave It In My Dreams”, o primeiro tema em quatro anos