Os The War On Drugs integram aquele clube restrito de bandas que já percorreram por inteiro – e deram já várias voltas e de trás para a frente -, o dicionário de adjectivos. A verdade é que os norte-americanos, cujo rosto mais visível e familiar assenta na persona de Adam Granduciel, depressa se colocaram no topo do meio musical através de uma sensibilidade notoriamente incomum e particularmente rara com que relatam histórias de amor e perda cantadas sobre um espectro que se espraia pelo dia-a-dia da América rural, a mesma América sincera, genuína e seminal, aquela das raízes primordiais estendidas de sol a sol também transposta em som por nomes como Bruce Springsteen, Ryan Adams ou Butch Walker, todos com as suas próprias nuances.

Uma das melhores colheitas que o 2017 semeou A Deeper Understand, o novo álbum dos The War On Drugs editado a 25 de agosto, continua o abraço reconfortante no qual já Lost In The Dream de 2014 já se tinha enroscado, e encontra longas estradas onde o asfalto se cobre de poeira no bálsamo para a alma que são as novas canções recolhidas do solo fértil em histórias e imagens que é o midwest. Com o carimbo mais que carregado de disco obrigatório em qualquer colecção de discos digna desse nome, A Deeper Understanding foi representado na rádio WFUV de Nova Iorque – emissora que aposta na divulgação de música de selo independente -, pelos temas “Holding On“, que há havia sido tornado público em julho, “Pain” e “Thinking Of A Place“, todos eles pérolas extraídas do quarto disco dos rapazes do Philadelphia em data anterior ao lançamento do disco, juntamente com “Up All Night” e “Strangest Thing“.

A sessão foi gravada nos Electric Lady Studios com o registo em vídeo a ser captado a 6 de junho, poucos dias depois da edição do single “Holding On”. Aqui ficam os três vídeos disponibilizados da apresentação ao vivo, para sonhar um bocadinho.