Nas vésperas e em plena contagem decrescente para o lançamento de I See You a 13 de Janeiro e algures a meio caminho entre os The xx que aprendemos a conhecer e acabámos por nos apaixonar e o novo registo de ambiências mais dançáveis – influência das incursões a solo de Jamie xx por uma electrónica mais profunda e com uma tónica maior nas pistas de dança -, os britânicos lançam “Say Something Loving”, o novo tema do seu terceiro registo de estúdio que sucede a xx de 2009 e a Coexist de 2012.

Num elemento mais dreamy e expansivo que os anteriores “On Hold” e “I Dare You“, e ligeiramente tocada por um beijo soul e r&b – o que não é de estranhar, dado que resgata um sampler do tema “Do You Feel It?” dos Alessi Brothers datado de 1976 -, e ao mesmo tempo bafejada por um sopro psych com ocasionais synths aguçados, “Say Something Loving” coexiste com os seus companheiros de alinhamento no mesmo universo mas numa esfera muito própria, de aura mais cintilante que testemunha uma partilha encantadora de microfone entre Oliver Sim and Romy Madley Crof.

Não esquecer que os The xx têm concerto agendado para o primeiro dia da próxima edição do NOS Alive. I See You leva selo da Young Turks e 13 de Janeiro é a data a reter. E como nos dizem na canção, don’t let it slip away.