Prosseguindo um compromisso auto assumido há muito, o Super Pop continua a assegurar um espaço de acesso restrito aos nomes portugueses. Perdemo-nos já na memória de uma edição do festival sem aquele espaço de reencontro e descoberta de novas e consagradas bandas nacionais e em 2017 não se vai desconversar. O SBSR apresentou no terraço da Galeria Zé dos Bois um novo palco, uma nova parceria mas o mesmo cuidado em seleccionar alguns dos mais interessantes nomes da actual realidade sonora portuguesa.

Substituindo o Palco Antena  3 que nas últimas edições tomou em mãos a mesma função, o SBock introduz agora o Palco LG by SBSR.FM que conta com a escolhas de Tiago Castro, radialista e o homem por detrás de Acid Acid, o curador escolhido pela SBSR.FM para alinhar o palco em consonância com os cabeças de cartaz que vão ocupar o vizinho palco da MEO Arena.

Os destaques por aqui recaem sobre os sempre infernais Throes + The Shine que estão já a somar datas para aquilo que se pode esperar ser mais um verão quente para os mestres e senhores do rockuduro. A banda luso-angolana tem já datas marcadas para o Quebec, Zagreb e vários outros pontos do globo e prontos para somar vários festivais all over. Wanga é ainda o mais recente disco dos Throes + The Shine lançado em 2016.

Seguindo na pegada dos Throes o segundo destaque vai para os Octa Push dos irmãos Leo & Mushug onde a africanidade se encontra com a tecnologia e fecha um circulo evolutivo sempre em expansão entre as raízes do continente-mãe e a amplitude sem horizontes pré-fabricados da electrónica. Dois discos chegaram para afirmar os Octa Push como um dos mais poderosos nomes da actualidade no que toca ao mundo da fusão e mais além. A banda lisboeta vem passar a sua Língua – disco de 2016 – pelo palco LG no dia 14 de julho.

Com um pé no hoje e outra na memória dos gloriosos anos 80 e na MMP de então, Manuel Fúria resgatou com os seus náufragos todo o legado de nomes como os dos Heróis do Mar ou da Sétima Legião e laboratorialmente inseriu toda a genética do indie-rock de guitarras de bandas como os Bloc Party, The Killers e Two Door Cinema Club para acabar com um produto final sem tempo nem espaço e de uma beleza e sensibilidade claramente lusa. Viva Fúria , o segundo disco da banda de Lisboa, foi editado já este ano e sucedeu a Manuel Fúria Contempla Os Lírios Do Campo de 2013. É para calar e dançar no dia 13 de julho.

Os restantes nomes confirmados são os de Minta & The Brook Trout, NBC, Keso, Sensible Soccers, Black Bombaim e Stone Dead.  Podem consultar desde já o alinhamento completo em baixo.

Palco LG by SBSR.FM

Palco LG by SBSR.FM