A relação de Tom Barman com Portugal já não é de ontem, e é por demais conhecida a química que une o músico e realizador belga e o público português. Não é assim tão raro cruzarmo-nos com ele numa qualquer esplanada de uma rua escondida em Lisboa ou num palco de uma sala fechada, ou até mesmo num dos muitos festivais pelo país fora. Isto para dizer que, ah pois é, lá vem ele outra vez.

Desta vez, regressa ao Super Bock Super Rock onde esteve pela última vez em 2015 com os dEUS, mas não esperem aparições divinas porque Barman vem de táxi até ao Palco EDP no dia 15 de Julho. Os Taxiwars, colectivo paralelo onde Tom partilha as suas visões sobre o jazz sob um ponto de vista não tão estranho assim ao universo dos dEUS mas de forma mais focada no estilo sem deixar as fusões que lhe têm pautado a carreira, partilha o palco com a Life Aquatic de Seu Jorge, o novo cancioneiro r&b de James Vincent McMorrow e os crocodilos veraneantes de Bruno Pernadas, enquanto que um pouco mais à frente na MEO Arena, sobem ao palco Deftones e os Foster The People.

Os Taxiwars nascem em 2014 em torno do encontro de Barman com o saxofonista Rubin Verheyen, o baixista Nicolas Thys e o baterista Antoinne Pierre e até já lançaram dois discos: Fever em 2016 e a estreia homónima no ano anterior, tendo passado pelo Mexefest de Novembro passado. Mas há mais duas confirmações para os restantes dias da 23ª edição do Super Bock Super Rock.

Os Tuxedo de Mayer Hawthorne e Jake One fazem a festa disco e funk na Sala Tejo e no Palco Carlsberg. O duo norte-americano estreia-se por cá e traz na mala os dois discos editados, Tuxedo e Tuxedo II de 2015 e 2017, respectivamente, e dividem o dia com os Red Hot Chili Peppers e os Capitão Fausto – no Palco Super Bock -, e Kevin Morby, The Orwells, Boogarins – no Palco EDP. Para o mesmo palco, mas para o dia 14 é agora confirmado um dos nomes maiores da nova geração hip-hop nacional. Slow J a.k.a. João Coelho lançou este mês o segundo registo de originais The Art Of Slowing Down, a antítese total do momento actual na sua carreira. Slow partilha o dia com os London Grammar que tocam no Palco Super Bock e o palco com Tyler, The Creator.

+