Tricky é absolutamente um dos nomes mais enigmáticos e inconfundíveis saídos da cena de Bristol que tingiu de dub beats, tecidos de hip-hop arrastado e material tanto de sonho como de pesadelo toda a década de noventa. Seja no envolvimento na génese dos Massive Attack ou nos discos de estúdio que foi lançando ao longo desse tempo – MaxinquayePre-Millennium TensionAngels with Dirty Faces, bem como o projecto Nearly God que contava com a participação de nomes como Björk, Siouxsie & The Banshees ou Neneh Cherry -, Tricky marcou uma geração, marcou um género e manteve-se sempre infiel a todos eles.

Disruptivo, rebelde e solitário numa carreira que se foi mantendo marginal a modas, Adrian Thaws, o Tricky Kid, atravessou mais de vinte anos plenamente coerente a si mesmo, e sem pressões nem pressas editou 12 discos com mais ou menos visibilidade, mas sempre com o código genético diferenciador de Tricky.

Ununiform, o registo de estúdio deste ano, foi apresentado com “The Only Way”, uma ponte sem desvios para “Hell Is Round The Corner” do primeiro álbum e o primeiro olhar de relance para trás assumido por Adrian, com uma revisitação a Maxinquaye. De lá até aqui, o novo álbum já rendeu vídeos para “When We Die” com Martina Topley-Bird e “Running Wild” com Mina Rose. Para não destoar, Thaws avança agora para mais um dueto. Desta vez, cabe a Francesca Belmonte emprestar a sua voz a “New Stole”, um tema que é, na verdade, seu. Tricky regravou aquele que foi o single de estreia da cantora e cuja versão original leva o título “Stole”, lançado originalmente em 2014 pela False Idols, editora fundada pelo britânico e através da qual edita todos os seus lançamentos. Uma espécie de inception que agora termina com um vídeo realizado pela Indexthumb.

Depois da última passagem por Portugal em 2016, Tricky está de volta para duas datas logo na alvorada de 2018. Fevereiro é o mês do reencontro, que se fará a Norte e a Sul. Tricky toca no dia 27 em Lisboa no Lisboa ao Vivo – por onde passaram há dias os The Horrors -, e no dia seguinte sobe ao Porto para tocar no Hard Club. Os bilhetes custam €25 e estarão à venda a partir de dia 21 de Dezembro.

Tricky ao vivo em Portugal 2018