Este é o dia em que sentimos que o trip-hop ainda é o que era mas vem diferente. Este é o dia em que Tricky se despe por completo de adornos e nos entrega as tormentas negras da alma livre de electrónicas e demências digitais. Estávamos a meio de março quando “Escape”, o tema que o músico britânico escreveu para a banda-sonora de Ghost In The Shell, nos colocava nos antípodas de “The Only Way”, a mais recente música de um dos pais de um género que se mantém tão relevante e em constante mutação desde os seus tempos áureos há sensivelmente duas décadas. “Escape” derramava futuro e evolução; este “The Only Way” é, provavelmente, a peça mais clássica que Tricky já concebeu.

Composta de forma a ser uma espécie de companheiro perdido no tempo de “Hell Is Round The Corner” do disco de estreia Maxinquaye de 1995, “The Only Way” continua a aproximar-se do espírito de Isaac Hayes. Tanto a música de Tricky como “Glory Box” dos Portishead, usaram o sampler de “Ike’s Rap” de Hayes, tornando as duas músicas numa espécie de siameses de pais distintos.

Lê também: A geometria triangular de “Escape” de Tricky para a banda sonora de Ghost In The Shell

“The Only Way” é claramente um piscar de olhos assumido por Adrian Thaws ao seu disco de estreia, algo impensável numa personagem que se recusava até à pouco tempo a olhar para o passado e que construiu um caminho e uma carreira a corroer fronteiras com uma abordagem lancinante de exorcista digital, futurista e solitário.

A few years ago, I’d have said I ain’t doing this because it sounds like me. I always had a punk-rock attitude: I don’t give a fuck if you like Maxinquaye, I ain’t doing another Maxinquaye. Now I’m a bit more comfortable giving people what they want sometimes.

Tricky lançou no ano passado Skilled Mechanics, o seu último registo de estúdio e o décimo segundo de uma carreira começada em 1994 com os singles “Aftermath” e “Ponderosa” que viriam a ser parte integrante de Maxinquaye.  Este é o vídeo para “The Only Way” e o single sai pela label de Tricky, a False Idols, em parceria com a !K7.