Conceptualizada em Berlim pelos homónimos amigos fraternos de há 14 anos, Rhys Edwards e Rhys Williams, Ulrika Spacek é uma figura cósmica e abstracta formada pelos padrões reconhecidos entre a fusão de névoa e luz que constitui o seu art rock flexível e molhado. Desde então evoluindo para o formato quinteto, a ajuda de Ben White, Callum Brown e Joseph Stone rapidamente veio a dar uma cor mais comunitária e orgânica à música deste projecto, caracterizada pelas estendidas e minimalistas malhas de guitarra repetidas numa moda espacial e banhadas em vocais vestidas de reverb, arrastadas em alucinada epifania interior. A preparar o lançamento de Modern English Decoration, o segundo disco a sair a 02 de Junho pela Tough Love, o grupo revela mais um tema, “Full Men”.

A canção persegue o rasto de “Mimi Pretend” e lida com a sensação de cinco jovens rapazes ao verem um mundo dominado pela masculinidade nem sempre propensa a uma igualdade de pensamento ou atitude. Embora ambas as canções tenham em comum uma estrutura que facilmente se enquadraria como dois frames vizinhos numa estendida jam, a verdade é que – como diz o grupo -, a preferência passa mesmo pelo corte e recorte de partes até se formarem canções que se assemelham em método, à arte de colagem que tanto apreciam. Há um ar de riacho desconcentrado nestes temas que corrobora este pensamento, com “Full Of Men” a nascer de um sítio distante, não completamente resolvido e evocando um espectro vago de imagens e observações: melodias que surgem e desaparecem; umas que retornam, outras que se substituem por uma nova textura ou secção e que encontram ligação no fantasma de memória que mal se faz perceber nos seus trabalhos de vocalização.

A aventura atmosférica, contudo, pode ficar ainda mais completa enquanto não chegam as restantes peças do segundo puzzle do grupo com a já revelada “Mimi Pretend”.

Modern English Decoration

01.Mimi Pretend
02. Silvertonic
03. Dead Museum
04. Ziggy
05. Everything, all the time
06. Modern English Decoration
07. Full of Men
08. Saw A Habit Forming
09. Victorian Acid
10. Protestant Work Slump

Ulrika Spacek - Modern English Decoration

Ulrika Spacek – Modern English Decoration