Faz um ano em Junho que a luz caiu vagarosamente sobre um lago em Chicago no Illinois, sítio que parece propício a canções de levezas várias e a partituras feitas para ver o tempo passar devagar, ou não tivesse também Sufjan Stevens em 2005 baptizado o seu quinto disco com o nome desse estado norte-americano. Light Upon The Lake, o disco de estreia dos Whitney, saiu em Junho de 2016 e colocou automaticamente a dupla Max Kakacek e Julien Ehrlich, ambos ex-Smith Westerns, nas listagens dos grandes discos do ano. Uma colecção de canções perfeitamente desenvolvidas por entre os livros de estilo das sonoridades de 70 e ecos de 60, e assistia-se assim ao nascimento de uma banda de culto.

E é precisamente dessas décadas que chegam as duas covers que os Whitney escolheram para celebrar o aniversário de Light Upon The Lake. “You’ve Got a Woman” da banda holandesa dos anos 70 Lion, e “Gonna Hurry (As Slow As I Can)” da diva do country Dolly Parton fazem os dois lados do novo 12’’ a ser lançado em vinil no dia 02 de Junho pela Secret Canadian, precisamente na véspera do aniversário.

Entretanto, e só para espicaçar a curiosidade, Julien Ehrlich adiantou já novidades sobre o próximo disco dos Whitney.

We’re about three songs in. We’re too emotionally unstable to write on the road – songs pop out if we have chill time to process what we’ve been putting ourselves through… this time last year we were trying to prove ourselves. Then there was a switch and it got way bigger than we ever thought it would. Now, Max and I are trying to conserve our brains so the next record can be better than the first. We need to control this thing a bit, and we’re doing that…

Assim sendo, e de interruptores ligados, ficamos a aguardar novidades e mais música nova de Max e Julien. Por agora as duas covers vão dando para matar saudades.