O mundo é um local cheio de perigos em constante mutação e segue a caminho de um futuro que nem Nostradamus se arriscaria a tecer previsões se ainda caminhasse entre nós. Os alt-J lançam-se a um manual de sobrevivência, vivência e de análise de paralelos sobre o mundo, os seus perigos e as perspectivas várias de moral e de normalidade no novo vídeo da já anteriormente conhecida ”In Cold Blood”. Nada é aberracional aos olhos da natureza. Nada é errado ou certo visto do olhar orgânico, isento e sem questões morais dos elementos. Depois da análise videográfica e cinemática de “3WW” sobre as tradições, as raízes e os sentimentos a análise sobre a condição humana da banda britânica desencadeia mais um olhar intenso e imersivo sobre a mesma, desta vez do ponto de vista de um pequeno rato do campo.

O dia inesperadamente perigoso da pequenina criatura é acompanhado em primeiro plano ao longo de uma caminhada em busca de alimento pela floresta, fintando os seus perigos reais recorrendo apenas as suas aptidões naturais que o encaminham para um local de massacre onde corpos mortos, partes desmembradas, homens a absorver os últimos bafos de oxigénio e um cenário de sangue plenamente visceral e intenso é apenas pano de fundo para uma cena de paixão digna de Mickey e Mallory Knox, o casal de psicopatas de Natural Born Killers, o filme de 1994 de Oliver Stone.

Lê tambémalt-J: A queda da frieza binária e a cinematografia das tradições no vídeo para “3WW”

Com tanto de espanto e beleza sobre o olhar próximo e delicado sobre a brutalidade da vida na natureza como de repulsa e fascínio pelo grotesco humano visto pelo nosso olhar meramente humano, o novo vídeo dos alt-J prossegue um caminho visual de grandiosidade e luxo estético que coloca automaticamente Relaxer num patamar muito próprio no que toca não só ao disco em si no panorama editorial de 2017, como na própria carreira da banda de Joe Newman, Gus Unger-Hamilton e Thom Green que desde o início nunca se escusou a colocar os seus vídeos ao mesmo nível de desenvolvimento e grandiosidade experimental da sua música. Relaxer é mais que mais um disco dos alt-J, é um mergulho profundo nos detalhes da humanidade que é acompanhado por exercícios visuais meticulosamente pensados e concretizados.

alt-J - In Cold Blood

alt-J – In Cold Blood

O vídeo de “In Cold Blood” foi filmado na floresta Hareskoven perto de Copenhaga, na Dinamarca pelo cineasta e fotógrafo dinamarquês Casper Balslev, responsável anteriormente por vídeos de nomes como Marina & The Diamonds ou , e conta com a narração ao jeito de um documentário por nada mais nada menos que o lendário Iggy Pop. Relaxer sai a 2 de Junho e os britânicos tocam em Algés na edição de 2017 do NOS Alive no dia 06 de Julho.