Os Saint Etienne, que anunciaram a interrupção do silêncio discográfico em Março passado que vinha já desde 2012, garantem já o sucessor de ”Heather”, a canção que veio com a boa nova do regresso da voz de Sarah Cracknell e o anúncio que Home Counties, o disco #9 dos londrinos, estava já pronto a ver a luz do dia em Junho.

“Magpie Eyes” é assim o segundo single retirado do novo álbum e avança no sentido contrário ao qual “Heather” nos guiava. Onde o primeiro é um encontro soturno da electrónica britânica com as histórias cinza suburbanas menos costumeiras nos mais de vinte e cinco anos de história, “Magpie Eyes” é o reencontro do trio londrino com o som que em tempos os caracterizou. Uma digitalização de pinceladas retro de um modo de viver e sentir a música muito tipicamente inglesa, que teve em discos como In Good Humor e Sound Of Water de 1998 e 2000 respectivamente, o ponto máximo de pureza.

Pete Wiggs fala da inspiração por detrás do título da nova música. Um piscar de olho à label dos Saint Etienne e a continuidade temática definida e explicada já aquando do lançamento de “Heather”

The title was inspired by a book about Creation records ‘my Magpie Eyes are hungry for the prize’ which in turn was taken from ‘Up The Hill Down The Slope’ by The Loft. I often find myself being so deep in thought that I’m not really listening to what my children are saying to me and I extrapolated guilty feelings over that into the story of someone who for a combination of personal ambition and commuter journey time ends up missing out on his kids growing up and not really knowing them or the ‘Herberts’ they might be hanging out with.”

Home Counties sai a 02 de Junho pela Heavenly Recordings.