Será unanime a colocação de Matthew Cooper como um dos ambientalistas sonoros de ponta da actualidade. Mais de uma dezena de álbuns seja em nome próprio seja com o heterónimo que mais rosto reconhecível lhe dá, Eluvium, desenham-lhe um lugar muito especial nas colecções mais ricas de ambient, minimal ou experimentalismo deste milénio que ainda agora dá os primeiros suspiros.

O ano de 2019 viu já nascer o sucessor de Shuffle Drone e de Curious Things – uma edição de luxo de sobras de gravações no período entre 2009 e 2015 -, Pianoworks pela Temporary Residence. Um disco que tal como o nome indica é exclusivamente constituido de peças ao piano, algo que não acontecia já desde An Accidental Memory In The Case Of Death de 2004.

É do fértil chão de sonhos de Pianoworks que sai o vídeo para “Recital”, faixa de abertura do longa-duração, realizado por Sonnye Lim e Erik Ko. O novo vídeo é uma obra sublime de animação que muito bem transparece o conceito do disco que o press release afirma ser inspired by the quiet thoughts and solitary observations of children.