Não há mapa quem nos valha na busca por uma forma de nos mantermos imunes ao trabalho de mineração de alma que Will Oldham faz a cada sopro de vida e criação que polvilha sobre o planeta. Consciente ou inconscientemente, propositadamente ou não, Oldham congela momentos e faz parar o trânsito do burburinho do mundo lá e cá dentro das nossas cabeças. Desta vez, Will veste o fato Bonnie “Prince” Billy para não mudar nem uma vírgula ao que foi dito. Desta vez Billy, além de tudo mais, ainda vem cantar por uma causa. Provavelmente, a causa mais mediática da actualidade: a descriminação, o ódio, a intolerância e a injustiça que algumas (leia-se tantas e sempre demasiadas) camadas da sociedade moderna ainda sofre.

Lado a lado com a The End of All Music record store, loja e label do Mississippi, Oldham oferece um tema a uma mini compilação em formato EP de 12’’ de apoio à The Southern Poverty Law Center, associação norte-americana sediada em Montgomery, Alabama, fundada em 1971 por dois advogados de direitos civis, Morris Dees e Joseph Levin Jr., e que luta por justiça, direitos e inclusão através de serviços de advocacia e de

The Southern Poverty Law Center Benefit Compilation Artwork

The Southern Poverty Law Center Benefit Compilation Artwork

campanhas educativas gratuitas. A igualdade racial, de género, religiosa e, acima de tudo, humana novamente em cima da mesa. Fica aqui o link para um muito esclarecedor Hate Map que revela os grupos em actividade em território norte-americano. É aproveitar e explorar o site e apoiar uma causa que é simplesmente a da tolerância e do olhar para o lado e nunca para baixo.

“Treasure Map” é a contribuição de Bonnie “Prince” Billy para a causa e para o disco. O EP conta ainda com a música de Patterson Hood dos Drive-by Truckers e de outros dois nomes ricos da american folk, William Tyler e Adam Torres. Um disco de edição limitada a 1000 unidades que só estará à venda no site da The End Of All Music – ou na própria loja, claro -, ilustrado com fotografias retiradas de Mississippi History de Maude Schuyler Clay, lançado em 2015

I own this moment and keep loneliness at bay
By giving all of what I can during my stay

Bonnie “Prince” tinha participado no ano passado da compilação Refugee. Um disco de apoio à Migrant Offshore Aid Station que já socorreu mais de 30.000 pessoas do Mediterrâneo desde 2013. Para ouvir aqui “Treasure Map” e as contribuições de OldhamAlasdair RobertsRachel SermanniPiers Faccini e muitos outros em Refugee.

Tracklist:
01 Adam Torres – “Edge Of The World”
02 William Tyler – “Venus And Aquarius”
03 Bonnie “Prince” Billy – “Treasure Map”
04 Patterson Hood – “Airplane Screams”