Após dois elogiados álbuns – Everything Will Be Alright In The End de 2014 e The White Album de 2016 -, os Weezer, banda formada nos áureos anos 90 em Los Angeles, lançará este ano um novo álbum que irá chamar Pacific Daydream. Os norte-americanos pretendiam lançar, na sequência de The White Album aquele que seria o The Black Album, mas no decorrer das gravações perceberam que as faixas que estavam a ser compostas eram mais descontraídas e encerravam devaneios numa praia no fim do mundo. Ao invés de seguir com o planeado, a banda resolveu investir numa outra ideia para o próximo trabalho, adiando o projeto do álbum preto.

O primeiro indício dessa fase de escapismos e de praia soalheira da banda liderada pelo nerd Rivers Cuomo apareceu na faixa “Feels like Summer” lançada no primeiro semestre do ano. Nessa mesma toada despretensiosa de sol quente em L.A., a banda anunciou agora no programa de Zane Lowe na rádio Beats 1 da Apple Music a nova faixa “Mexican Fender”, um tem que comporta grandes riffs, poderosos refrões com uma boa melodia e menções à Califórnia, como não podia faltar. Cuomo canta, nos primeiros versos da canção, sobre uma personagem real que se especula ser Katy Goodman, ex-Vivian Girls e atual vocalista e líder dos La Sera.

Met her at guitar shop on Santa Monica and 7th Street.
The salesman tried to get my attention to sell me a Mexican Fender.
She came to get her 10,000 steps and hang out with her boyfriend.

O título remete para as guitarras de marca Fender que são divididas em três linhas de instrumentos, na quais a Fender mexicana é conhecida por ser uma guitarra de uma faixa de preço médio, diferente da Squier, mais usada por iniciantes, que nem chega aos pés do topo de linha feita nos Estados Unidos. Em referência ao modo com é intitulado, o novo single soa como as bandas nas quais Cuomo cresceu a ouvir, tais como Aerosmith, Def Leppard, ao mesmo tempo que preserva as composições geek do mesmo garoto que compôs as célebres faixas de Pinkerton.

Junto com “Mexican Fender”, foi divulgado também o vídeo da nova faixa com direção de Lior Molcho. Somos apresentados a uma gaivota pateta que se perde de amores por uma exuberante mulher numa praia e que tenta impressiona-la a todo o custo. Pacific Daydream será o 11º álbum dos Weezer e será lançado a 27 de Outubro pela Crush Music/Atlantic Records. A produção estará a cargo de Butch Walker, o mesmo produtor dos discos anteriores da banda.