Foi mais uma vez que os neozelandeses voltaram a um dos mais notórios programas da late night TV. Desta feita, vieram a Conan para revisitarem um antigo tema dos Grateful Dead, “Shake Down Street”. Armados com a sua combinação desengonçada, nocturna e muito funky de baixo, guitarra e bateria, o conjunto viu-se ainda na ajuda de um trio corista para elevar ainda mais os níveis de groove de uma banda que tem soado cada vez a lençóis de seda e casimira.

A ocasião deu-se devido ao mais recente projecto encabeçado pelos irmãos Dessner, dos The National, que decidiram produzir uma compilação de versões da mítica banda psicadélica chamada Day of The Dead. O disco já foi lançado e compreende temas reimaginados de artistas como os Flaming Lips, os próprios The National, Bon Iver, Wilco e outros. The National e Courtney Barnett, aliás, foram outros dois artistas que seguiram para a late night para interpretar outros dois temas.

De resto, a performance deste trio manteve-se dentro das normas padrão, com o mundo encantando e já por si muito funky dos Grateful Dead a sofrer uma maquilhagem para caber no mundo assombrado e exótico dos Unknown Mortal Orchestra.

Entretanto, este ano de 2016 volta a tê-los por Portugal, com um regresso a Paredes de Coura com dia ainda por definir.