V/A - I Need You Bad
70%Overall Score

I Need You Bad é a compilação do psych mais recente feita em terras ocidentais do Tio Sam. Mais propriamente, na Califórnia de São Francisco e arredores.

A abrir as suaves hostilidades, temos os Warm Soda com um enérgico arranque onírico e os Cool Ghouls, que fazem lembrar umas Shaggs com mais umas aulas de música em cima. Ao longo da maior parte da compilação, há traços de uma segunda e mais discreta British Invasion, cortesia dos Pure Bliss, que vão buscar o lado psych no shoegazing inglês, ao passo que o estabelecido Sonny And The Sunsets nos presenteia com um tema gigante e mais ritmado do que algum do material a que nos habituou.

Sendo o espectro underground musical dos anos 60 tão vasto, percorremos também caminhos mais em linha com o acid folk de uma Linda Perhacs, responsabilidade atribuída a Jessica Pratt e a Earth Girl Helen Brown, para depois perdermos o norte à noite numa floresta que quase obscura o luar com os Burnt Ones. O luar que se vislumbra é emanado pelos Magic Trick.

Ao longo da compilação, a ideia de que se fosse o álbum de uma banda apenas, seria um conjunto de canções um pouco idêntico demais. Sendo uma compilação, à medida que a novidade das primeiras músicas se desvanece, as que saltam mais à vista auditiva são as melhores e exemplificam melhor o que se pode classificar de “cena musical”, como no caso dos Fronds com o seu sonolento “Wash”.

No geral, I Need You Bad é uma compilação que nos apresenta algumas bandas já existentes e outras que, segundo a descrição da editora, vão ser conhecidas. Como disco, é um bom documento do que se anda a fazer pela costa ocidental americana, num psych que não recorre ao fuzz como modo de propulsionar o corpo, mas sim a um psych banhado pelo sol que nos faz viajar para uma praia quase deserta, que nos dá alento e nos faz esquecer que estamos no Inverno.