Embora nunca tenham anunciado de forma oficial um hiato, os Vampire Weekend têm-se mantido durante os últimos anos nas franjas mais discretas da vida artística enquanto colectivo, incentivando assim um sem número de opiniões especulativas quanto ao futuro da banda. Um acumular de interrogações que se adensou há pouco mais de dois anos com a saída de Rostam, baixista da banda que durante 2017 se dedicou exclusivamente ao seu álbum de estreia a solo, Half Light, depois de ter colaborado em 2016 com Hamilton Leithauser dos The Walkmen no seu álbum, I Had A Dream That You Were Mine.

Os projectos paralelos dos restantes membros dos norte-americanos – à excepção do vocalista Ezra Koenig, o único elemento a não editar qualquer registo a solo -, ajudaram também a pintar um quadro mais negro no que respeita à continuidade da banda. 2017 via também Chris Tomson viajar para as paisagens do oeste com o seu álbum de estreia a solo, Youngish American, sob o pseudónimo Damns Of The West, enquanto Chris Baio lhe seguia as pisadas em tons de jazz experimental, funk e afrobeat com laivos electrónicos na sua segunda incursão discográfica em Man Of The World, álbum que sucedeu a The Names, de 2015.

Agora, e cinco anos volvidos sobre o lançamento de Modern Vampires Of The City, de 2013, os Vampire Weekend dissipam a tensão e anunciam a sua primeira apresentação ao vivo em quatro anos. Os nova-iorquinos farão parte do alinhamento do festival britânico End Of The Road, que se realiza entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. E se depois de tantos anos a banda regressa aos palcos, razoável é pensar que o farão com um disco novo na sacola. E já há movimentações nesse sentido: o site oficial da banda tem o visual renovado, o que costuma indicar que chegarão mais novidades para breve.

End Of The Road Vampire Weekend

Enquanto isso não acontece, pode-se enganar o tempo com “Death Wish” e “Tell The Truth” de Dams Of The West, “Dangerous Animal” e “Out Of Tune” de Baio, e também com a imensa produção artística de Rostam, que ainda há dois dias lançava novo vídeo para “Bike Dream“, um dos temas de Half-Light. Em Janeiro de 2016, Ezra Koenig indicava que o quarto álbum dos Vampire Weekend tinha o título provisório de Mitsubishi Macchiato.