Mr. Mellow, o disco novo da mente brilhante de electrónicas vintage que assina como Washed Out, sai amanhã, dia 30 de junho pela Stones Throw e pela Arts & Crafts e representa uma guinada na direcção que tem marcado o trabalho de Ernest Greene em direcção a ambientes baleáricos com influências jazzy embebidas em house e hip-hop, debruçando-se sobre o manto de apatia mais ou menos narcótica e mais ou menos infligida das gerações que ocupam a Terra em pleno século XXI.

Já tínhamos revelado que o sucessor de Paracosm – o trabalho anterior de Washed Out editado em 2013 pela Sub Pop -, seria lançado num formato expansivo em que, além do comum disco, se iria encontrar também um DVD com um filme de animação. E é precisamente esse filme que Ernest torna público horas antes da data oficial para o lançamento de Mr. Mellow, colocando o ênfase da obra num patamar de objecto reflexivo que vive além dos parâmetros editoriais e muito além da música: a mensagem além da forma como veículo para a mensagem.

Lê também: A nova tendência fracturante de ‘Mister Mellow’ e o corte com o passado de Washed Out

O vídeo de pouco mais de 30 minutos (tal como o disco), conta com Kyle Mooney, actor do programa Saturday Night Live no papel de entrevistador louco vestido de pijama – símbolo claro de um dominguismo que se arrasta semana adentro e vida adentro -, e conta também com animações perfeitamente ajustadas a uma realidade de vanguarda… nos anos 70 e 80. Mooney entrevista Greene por breves momentos ao longo do filme, e falam ao de leve sobre Mr. Mellow e peyotes. The Mister Mellow Show é um documento trippy e surreal que se pretende focar em temas fulcrais da sociedade e do ser humano.