O psicadelismo esgueira-se tantas vezes para dentro de roupagens antitéticas ao seu estado natural circular, colorido e flutuante como as que precisa para se reinventar e se reinfiltrar em géneros e tendências. Longe das estéticas pop e da febre millenar nas quais se viu envolvido, o género por si só tem-se mantido constantemente presente desde os embrionários anos 60 e ainda antes de todo o fuzz que lançou a sonoridade para os palcos dos maiores festivais do mundo, para as capas das revistas e para os rios de amor que tem recebido, o psicadelismo vivenciava desde há muito um culto e uma vitalidade poderosa talvez e consideravelmente menos genérica que a da actualidade.

Os White Hills são descendentes directos de uma vertente muito mais escura, abrasiva e decadente do psicadelismo onde a politização lírica tem mais em comum com a beat generation e as palavras e as experiências de William Burroughs ou com o punk rock do que com as ruas de São Francisco. É precisamente nesse lado gritty e minimalista que vamos encontrar boa parte das referências que a banda de Nova Iorque ostenta como bandeira na apresentação do futuro novo disco, Stop Mute Defeat, com data marcada para 19 de Maio mais uma vez na Thrill Jockey.

“Attack Mode”, o primeiro vídeo retirado de Stop Mute Defeat, é a prova irrefutável que os White Hills estarão pouco interessados em fazer parte destas marés modernas de psych indo-se alojar em sonoridades que devem mais ao industrial e ao cyber-punk dos Ministry, Throbbing Gristle, Cabaret Voltaire e Suicide bem como ao rock drogadíssimo e violentamente sexy dos Monster Magnet do que aos seus contemporâneos Impala, Temples e tanto outros. Será que o psych começa a mudar a sua direcção? Os White Hills podem estar perfeitamente a dar uma valente guinada no leme deste cargueiro espacial.

Cargueiro espacial que vai aportar em Portugal a 25 de Junho para trazer de volta Dave W. e Ego Sensation depois das passagens com carimbo Reverence Festival em 2014 e 2015. Desta vez, são as paredes já bem habituadas ao peso das guitarras do Sabotage que recebem os White Hills.

Segue em baixo o alinhamento de Stop Mute Defeat, o poster da tour e o novo vídeo para “Attack Mode”.

Stop Mute Defeat
01. Overlord
02. A Trick of the Mind
03. Importance 101
04. Attack Mode
05. If…1…2
06. Sugar Hill
07. Entertainer
08. Stop Mute Defeat

White Hills European Tour 2017 Poster

White Hills European Tour 2017 Poster