A pequena estatura da jovem Hannah Read não encontra paralelo a nível vocal, que cresce e embrulha sem grande esforço em doces teias melódicas, suaves e encantadoras, as composições simbióticas com a natureza dos norte-americanos Lomelda. Com o mesmo destaque com que apresentaram Forever de 2015, o seu primeiro trabalho discográfico, os Lomelda chegam ao segundo longa-duração que levará o título Thx pela mão da nostálgica “Interstate Vision”.

O nome Lomelda tem uma ligação intrínseca com a figura de Hannah, a compositora que no seu tear vai tecendo o material melancólico de que se fazem as músicas da banda. Lomelda foi um projecto criado durante o período escolar de Hannah para descrever algo tido como vasto e poderoso, silencioso e ao simultaneamente complexo, características que assentam à personalidade da norte-americana, uma jovem de traços frágeis e vocais maduros, independente e sonhadora que aprendeu a tocar guitarra sozinha ainda em sua terra natal em Silsbee, no Texas. No entanto, Hannah apresenta a banda de forma mais simples, confessando que a sua existência assenta na amizade e na conexão.

Thx, o mais recente trabalho dos Lomelda – possivelmente uma referência a uma abreviatura cibernética para a palavra “thanks” que significa coloquialmente “obrigado” -, foi co-produzido pelo irmão de Hannah Tommy Read, e nele a norte-americana debruça-se sobre o tempo, entrelaçando memórias do passado ao instante presente, ao mesmo tempo que lança um olhar sobre um futuro incerto. A canção “Interstate Vision” é a primeira amostra para Thx, e a sua lírica remonta a visões celestiais que envolvem questões melancólicas nas quais a voz de Hannah paira levemente em consonância com a melodia, juntamente com uma mistura entre guitarra e percussão que em linhas ténues consegue evocar calma, mesmo quando se aprofunda em tons mais obscuros.

O álbum Thx deverá ser lançado a 08 de setembro pela Double Double Whammy, e enquanto não nos chega às mãos, os Lomelda juntam-se aos Pinegrove e aos Florist em tour pelos Estados Unidos, preenchendo assim a sua agenda de concertos por todo o segundo semestre deste ano.