Francis Trouble, o quatro trabalho discográfico a solo de Albert Hammond Jr., foi lançado esta sexta-feira, 9 de Março. Como forma de assinalar a ocasião, a terceira faixa divulgada deste novo registo do guitarrista do The Strokes, “Set To Attack”, foi ontem apresentada ao vivo no palco do programa The Late Late Show With James Corden, da CBS, estação norte-americana de televisão.

Hammond Jr. assemelha-se, nos primeiros instantes da sua performance, a um menino tímido, meio deslocado no palco com um microfone a mão, ao invés de sua guitarra, como nos habitou ao longo da sua carreira com os nova-iorquinos; porém, e no decorrer da actuação, cresce-lhe a confiança, com Albert a demonstrar qualidades de showman nesta sua incarnação como vocalista, começando a despontar por detrás das abotoaduras bem comportadas de sua camisa vermelha.

Hammond Jr. conseguiu manter em toda a canção o seu tom vocal quente, com a sua banda a fazer vocais de apoio concisos no refrão. A execução da faixa preserva o seu vigor com um baixo acentuado, uma bateria solta e guitarras enérgicas. O solo de guitarra com riffs crescentes faz “Set To Attack” intensa e entusiasma quem a escuta, soando ao vivo praticamente da mesma forma que em estúdio, com os seus elementos instrumentais brilhando tão limpidamente. Rodadinha de microfone, braço erguido e um olhar blasé, Hammond Jr. demonstra muito bem que sabe de cor a lição aprendida durante anos na escola The Strokes.

Set To Attack”, o último tema divugaldo depois de “Far Away Truths” e “Muted Beatings“, vem confirmar que Francis Trouble é um registro que se distingue de seus anteriores – sem desmerecer nenhum deles -, por ser um trabalho mais comercial e dinâmico. O quarto álbum de Albert Hammond Jr. foi lançado pela Red Bull Records. Os The Voidz, do seu companheiro de banda, Julian Casablancas, editam também o seu segundo longa-duração no final do mês.