Hoje não houve luzes que se iluminaram por entre as árvores ou ruas e pontos emblemáticos de Paredes de Coura. Não houve porque as novidades estavam a ser desembrulhadas em Lisboa na sede da Vodafone. O Vodafone Paredes de Coura encontra-se assim praticamente de cartaz fechado e cada macaco foi colocado no seu galho com a revelação da distribuição das bandas até agora confirmadas por dia e palco.

Mas como ainda há uma mão cheia de lugares vagos nos palcos da edição dos 25 anos do Paredes de Coura, houve também mais uma mão cheia de confirmações. Literalmente uma mão cheia, pois são cinco os nomes que se juntam ao já superior cartaz de 2017 do festival minhoto.

Kate Tempest é poeta, MC, artista de spoken-word para além de ter já uma carreira discográfica tão impressionante em termos qualitativos como ainda parca em termos de quantidade. Um longa-duração em 2011 com os Sound of Rum já deixava transparecer a força da voz e das palavras sem muros como murros no estômago do mundo e da sociedade britânica. Um disco entre o hip-hop e uma encarnação despida dos Rage Against The Machine a que Kate deu continuidade três anos tarde com a estreia a solo em Everybody Down.

Continuidade e evolução que caminhavam agora numa dark brick road do hip-hop de apontamentos experimentais e industriais. Pense-se nuns Arrested Development a musicar de forma nada caótica originais dos Atari Teenage Riot e estaremos perto do universo que Kate percorreu até chegar a Let Them Eat Chaos, disco de 2016 em que Tempest depura de forma perfeita a sua capacidade de salvar o mundo através da palavra. Esta é, sem sombra de dúvida, uma das estreias a não perder em palcos nacionais este ano.

Mais uma vez a selecção nacional goleia e dá 4-1 à selecção do resto do mundo com 4 confirmações, e todas elas responsáveis por quatro dos discos maiores do ano passado, Wanga dos Throes + The Shine, Língua dos Octa Push, West dos Cave Story e a edição bicéfala de Worst Summer Ever/Those Who Throw Objects at the Crocodiles Will Be Asked to Retrieve de Bruno Pernadas.

O alinhamento por palco e dia pode ser consultado em baixo.

16 agosto
Palco Vodafone

Escola do Rock (residência artística promovida pela Câmara de Paredes de Coura)
The Wedding Present playing George Best
Mão Morta
Beak>
Future Islands
Kate Tempest

17 agosto
Palco Vodafone

You Can’t Win, Charlie Brown
Car Seat Headrest
King Krule
At The Drive-In
Nick Murphy

Palco Vodafone FM
White Haus
Sunflower Bean
Timber Timbre
Nothing

After-hours
Jambinai
Marvin & Guy

18 agosto
Palco Vodafone

a anunciar
a anunciar
Young Fathers
Badbadnotgood
Beach House

Palco Vodafone FM
Cave Story
Andy Shauf
Moon Duo
Octa Push

After-hours
Formation
Red Axes

19 agosto

Palco Vodafone
Manel Cruz
Foxygen
Benjamin Clementine
Ty Segall
Foals

Palco Vodafone FM
Toulouse
Bruno Pernadas
Alex Cameron
HO99O9

After-hours
Throes + The Shine
Nuno Lopes

Jazz na Relva

17 agosto
Uma Coisa em Forma de Assim
Captain Boy

18 agosto
El Rupe
Valter Lobo

19 agosto
Paulo Barros
This Penguin Can Fly

Festival Sobe à Vila

12 agosto
The Sunflowers
Mister Teaser

13 agosto
Nice Weather For Ducks
Serushio
DJ Mosca

14 agosto
Stone Dead
The Twist Connection
DJ Sininho

15 agosto
Alek Rein
Conjunto Corona
DJ Electric Shoes