A banda de Alex Turner tem data marcada para voltar aos palcos e se há tour haverá certamente disco novo a chegar. Os Arctic Monkeys são cabeças de cartaz do Firefly Festival que acontece em Dover, no Delaware, desde 2012. O quarteto de Sheffield reparte o topo do alinhamento com os The Killers – que tocam este ano em Lisboa, no Rock In Rio -, com Kendrick Lammar e com o recém-reaparecido Eminem, mas por lá vão andar também os Portugal. The Man, alt-J, MGMT e Everything Everything, entre muitos outros.

Uma publicação que surgiu hoje no reddit com a referência de ter sido avistada no Instagram da banda de Alex Turner e posteriormente apagada, indicava já mais uma série de datas, entre as quais o Primavera Sound de Barcelona, o Mad Cool de Madrid e o Best Kept Secret na Holanda. Segundo a análise dos fãs, o vídeo continha várias datas e coordenadas das possíveis datas e locais dos concertos dos Arctic Monkeys, para além de um possível acontecimento em Londres, amanhã à noite, que as coordenadas apontam para algures perto da Waterloo Bridge.

Concerto surpresa? Uma ida aos estúdios de uma rádio para oficializar o disco há muito adiado? As hipóteses são várias na discussão que está neste preciso momento a acontecer. Não querendo ser desmancha prazeres, o NME afirma que o post é falso e que não veio de fontes oficiais. A verdade é que a presença dos Arctic Monkeys no festival Firefly, algo que constava efectivamente das tais coordenadas, já foi entretanto confirmado.

O facto é que já em Setembro passado uma fonte da Matador partilhou algumas informações com o clube de fãs brasileiros dos Arctic Monkeys que davam como certo um anúncio de um disco novo para Novembro, algo que nunca se chegou a comprovar. De qualquer forma, Nick O’Malley confessou nessa mesma altura que o sucessor de AM saía mesmo em 2018.

Por agora, é agarrar no mapa e no calendário e tentar adivinhar em que festivais de Verão vão cair os Arctic Monkeys, tanto em Portugal como no Brasil.

Firefly Festival 2018