Barbarossa

Barbarossa, nome de guerra do londrino James Mathé, regressa com Imager a sucessão directa de Bloodlines, realeza maior na família nobre dos discos que passaram demasiado despercebidos no ano de 2013. E de Imager é retirado “Home”, que apresentamos aqui com, nem mais nem menos, José Gonzalez a dar voz as palavras de Mathé.

I was very excited to hear his third album and feel like the songs and sounds are better than ever! Felt honored to be part of it in the song ‘Home’ where I sing in the chorus. I recorded it in my apartment and remember especially liking the timing of the words with its ‘slightly behind the rhythm’ feel.”

O caminho dos dois músicos está mais que traçado em paralelo com as linhas a cruzarem-se por variadas vezes. James Mathé começou como homem de baladas folk o que o levou à The Fence Collective (label fundada por King Creosote) e subsequentemente a abrir para Gonzalez na estreia do nórdico em Londres há mais de dez anos. De lá para cá tornou-se membro de palco dos Junip, Johnny Flynn e de Gonzalez a solo mas a afastar-se desse universo sonoro no que toca  à sua carreira a solo. Se em Bloodlines ainda se sentia a folk ainda que envolta em electrónicas em Imager Barbarossa transforma-se em soul man de purismos pouco dados à Motown e a caminhar nas pegadas enormes de nomes como os Hot Chip, James Blake ou Apparat enquanto cria através das lentes das electrónicas hinos de danças contidas e momentos de intimidade orgânica sempre com a nítida sensação que estas músicas não podiam ter sido escritas em qualquer outra parte do mundo a não ser na Londres que chove solidão.

Imager sai já no próximo dia 11 de Maio pela Memphis Industries. A acompanhar a colaboração de José Gonzalez com Barbarossa deixamos-vos com o tema título do terceiro disco de Mathé.

alec peterson sig

 

 

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/186709258″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/186709260″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]