Em ano de aparição rara dos Pavement em palco nos dois Primavera Sound em Barcelona e no Porto, Stephen Malkmus arranjou forma de espremer tempo para dentro dos seus dias e anunciou Traditional Techniques, o seu sexto longa-duração a solo… sem Pavs e sem Jicks.

No final de janeiro, o músico de Santa Monica na Cali, tinha-se chegado à frente com “Xian Man” e aproveitado a deixa para dar a notícia do novo disco lançado pela Domino. Agora volta ao ataque com o segundo single e prossegue o caminho de folk psicadélico e semi-experimentalista que já indiciava no tema anterior.

“Shadowbanned” é a nova música e tem vídeo realizado por Jan Lankisch que reuniu imagens de vídeos anteriores de Malkmus tanto a solo como com os Pavement apagando-o digitalmente e substituindo por vezes o seu rosto por o de alguns ilustres amigos como Kim Gordon, Mac DeMarco, Sharon Van Etten, Mary Lattimore, Kurt Vile ou Conor Oberst.

Sobre o vídeo, Lankisch conta que o video foi inspirado sobre um caso onde artistas femininas eram apagadas da capa dos seus discos através de photoshop por uma plataforma de streaming iraniana. Segundo o realizador o trabalho pensado para “Shadowbanned”  representa dois polos: o do desaparecimento da pessoa real nas redes sociais ao mesmo tempo que criam personas e gostam e tentam ser uma outra qualquer. Com isto em mente, Jan Lankisch criou um filtro de instagram para quem sempre tiver sonhado em ser o Stephen Malkmus e chamou-lhe “Being Stephen Malkmus” brincando com  o título do filme de Spike Jonze. É agarrar o filtro aqui 🙂

Em baixo fica o novo tema de Malkmus bem como o alinhamento e o artwork com link para pré-compra de Traditional Techniques.

Traditional Techniques

01. ACC Kirtan
02. Xian Man
03. The Greatest Own in Legal History
04. Cash Up
05. Shadowbanned
06. What Kind of Person
07. Flowin’ Robes
08. Brainwashed
09. Signal Western
10. Amberjack

Stephen Malkmus

Stephen Malkmus – Traditional Techniques