Beliefs

A shoegaze invariavelmente acarreta em si uma certa sensação de misticismo. Os canadianos Beliefs não fogem à regra e mesmo não reescrevendo os manuais do género abrem de par em par as portas circulatórias a um mundo de sonhos mais ou menos cândidos e polidos de som escrito em cristal e ruído. Sem se darem ao trabalho de esconder o enorme amor deixado aos pés dos My Bloddy Valentine, os Beliefs acrescentam uma dose de agressividade subtil às guitarras que os encosta ao espectro sónico dos Sonic Youth. Ritmos pulsante, guitarras sonhadoras mas lancinantes e uma doçura kinky desenham o som da banda de Toronto fazendo deles uma das bandas de topo dentro de um género que continua a reinar atravessando barreiras de tempo e espaço que dificilmente se adivinhariam.

Formados em 2010 depois de Josh Korody e Jesse Crowe  – ambos elementos super activos na cena de Toronto com presença nos Praises e Rolemodel no caso de Jesse, e Nailbiter e Wish no caso de Josh – se terem conhecido na festa de anos do ex-baixista Patrick McCormack e terem automaticamente estabelecido uma ligação através da paixão pelo som dos anos 90. Daí em diante um single e o disco de estreia. Com o primeiro longa duração visto já à distância com dois longos anos a separar-nos de Março de 2013, a banda prepara-se para lançar em Novembro, mais precisamente a 13, o segundo trabalho que sucede ao auto-intitulado disco de estreia, Beliefs, e novamente pela Hand Drawn Dracula. Desta vez trás o nome de baptismo de Leaper e conta já com três vídeos.

Leaper começa a tomar forma em Dezembro do ano passado quando os Beliefs lançam o vídeo de “Tidal Wave” (pode ser visto aqui), um exercício lo fi visualmente reminiscente da imagem suja do VHS, e no início deste Outubro que hoje morre lançam “1992” (ver) numa espécie de continuidade ao formato que reinava na década de 90 e que tão bem espelha o som e as origens da banda. Agora, e no seguimento do que fizeram à altura do disco de estreia com oito vídeos que podem ver na página oficial da banda no site da editora, os Beliefs avançam para mais um vídeo. Desta vez toca ao tema que dá nome ao disco, “Leaper”, que podem ver em baixo. Fica também o disco de estreia para escuta.

A descobrir, a seguir e a venerar como uma nova crença! De Toronto, Beliefs.

alec peterson sig

 

 


 
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/playlists/3903850″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]