Primeira lição sobre como resolver todos os problemas da raça humana bem sabida? Muito bem, então podem preparar-se para o segundo volume de How to Solve Our Human Problems, a pequena colecção de EP’s que os Belle And Sebastian começaram a lançar em Dezembro passado e que para além de fazer a memória caminhar para uma outra trilogia editada no início da carreira – aquela que lhes deu “Dog on Wheels”, “Lazy Line Painter Jane” e “A Century of Fakers”, os primeiros temas que ficaram para a história – parece de alguma forma trazer a banda de Stuart Murdoch ao mesmo tipo de sonoridades mais inocentes, folkish e twee da qual se tinham afastado ligeiramente nos últimos discos.

Já bem armadilhada com os truques deixados no EP #1, a banda de Glasgow tem o segundo disco a caminho – a segunda parte do EP sai no dia 19 e Janeiro -, e avança já com a primeira dica para dar continuidade à aula de super-herói. Mirror, mirror on the wall / I saw another girl’s reflection, canta Sarah Martin, que assume a pena e a voz do novo tema da banda escocesa, “The Same Star”, uma canção com a leveza retro habitual dos Belle.

A primeira parte do trio de EP’s teve em “I’ll Be Your Pilot” e em “We Were Beautiful” os singles de apresentação, que são agora sucedidos por este “The Same Star”. A terceira parte está prevista para ser lançada a 16 de Fevereiro mas até lá, os Belle And Sebastian arrancam com uma tour europeia que não passa por Portugal.