Quem acompanhou durante o dia de ontem as movimentações e as pistas deixadas no Twitter, não ficará certamente surpreendido que o disco que os Cage The Elephant acabam de anunciar vai levar o título de Unpeeled e até já lhe conhece porventura a capa. E chama-se Unpeeled porque é… unplugged. Os norte-americanos descansam as guitarras eléctricas nos suportes e vestem nada menos que 18 das canções que fizeram parte dos seus quatro álbuns – Cage the Elephant (2008), Thank You, Happy Birthday (2011), Melophobia (2013) e Tell Me I’m Pretty (2015) – com um formato acústico, algumas até recebendo versões diferentes das de estúdio num conjunto de gravações que foram captadas ao vivo durante a presente digressão da banda pelos Estados Unidos.

Para além disso das 18 canções, o álbum traz também três covers que revisitam um passado, em dois dos casos, já bastante distante, temas que já são presença habitual nos seus concertos: “The Golden Brown” dos The Stranglers do álbum La Folie de 1981, “Instant Crush” dos Daft Punk de Random Access Memories de 2013 e cuja versão original conta a participação de Julian Casablancas dos The Strokes, e “Whole Wide World” dos Wreckless Eric, um clássico do punk originalmente editado em 1977.

Juntamente com o anúncio do álbum, os Cage The Elephant revelaram também a versão unplugged – ou, neste caso, unpeeled -, precisamente deste último tema, um belíssimo momento captado num bonito teatro. Ontem os rapazes do Kentucky foram também ao The Late Night With Seth Meyers onde tocaram o tema ao vivo da forma particularmente expressiva e inflamada como já é habitual. A data de lançamento de Unpeeled está marcada para 28 de julho – dia em que será editado também Everything Now dos Arcade Fire -, e o alinhamento pode ser conferido em baixo. Os Cage The Elephant tocam no festival MadCool em Madrid no dia 7 de julho e um dia depois no NOS Alive em Lisboa.

Unpeeled Cage The Elephant

Unpeeled Cage The Elephant

Unpeeled
01. Cry Baby
02. Whole Wide World
03. Sweetie Little Jean
04. Spiderhead
05. Take It Or Leave It
06. Too Late To Say Goodbye
07. Punchin’ Bag
08. Shake Me Down
09. Telescope
10. Instant Crush
11. Trouble
12. Ain’t No Rest For The Wicked
13. Rubber Ball
14. Aberdeen
15. Golden Brown
16. Cold Cold Cold
17. How Are You True
18. Come A Little Closer
19. Back Against The Wall
20. Cigarette Daydreams
21. Right Before My Eyes