Três músicas, três paisagens distintas. Na primeira visita à Casa de Calexico – “End of the World With You” revelada em Outubro, aquele que foi o primeiro vídeo e o primeiro single para The Thread That Keeps Us que está prestes a ser o décimo habitante da sua discografia -, a banda de Joey Burns e de John Convertino tinha resolvido simplificar o seu som até ao ponto óptimo onde o rock encontra as raízes de tudo o que é american sound material. Ficava a sensação de novidade e a desconfiança que os Calexico iriam, possivelmente, lançar-se num disco simplesmente rock e seguir as pegadas no deserto de asfalto do midwest que pintalgou três dos discos essenciais do ano passado: A Deeper Understanding dos The War on Drugs, Prisioner de Ryan Adams e City Music de Kevin Morby.

A desconfiança passou, no entanto depressa, porque passado pouco menos de um mês, os Calexico abandonavam a estrada em direcção ao deserto e partilhavam aquele que seria o segundo single do disco e pela primeira vez descobriam um deserto que não era o seu. O desert blues do Mali vinha de visita a Tucson e impregnava a americana pouco convencional e aglutinadora da banda com uma influência  sonora distinta das anteriores em “Voices In The Field”.

Ou seja, tudo de novo e tudo exactamente igual na caminhada dos Calexico até ao novo disco. Com o calendário a marcar dez dias de distância até ao lançamento do LP da dupla norte-americana, Burns e Convertino asseguram que a latinidade também tem espaço lá em casa e “Under The Wheels”, o terceiro single de apresentação do álbum, carrega ao colo as sonoridades da cumbia, da salsa, do ska e do reggae e de outras moradas a sul do seu país natal. A sul e não só, porque existem ventos que sopram da Europa no que toca a ingredientes essenciais no novo tema dos Calexico.

Desenhada a régua e esquadro e conta-quilómetros para ser um clássico de palco, “Under The Wheels” foi um dos resultados do processo de experimentação e exploração que decorreu longe da paisagem habitual do Arizona, com os Calexico a deslocarem para a zona costeira do norte da Califórnia. Joey Burns reflecte sobre o novo single com as seguintes palavras:

One of the more upbeat songs that came about was the track “Under The Wheels”.  Sergio Mendoza our keyboardist who wrote the music felt like it touched on a bit of the Latin and indie rock elements of artists like Los Fabulousos Cadillacs and The Clash, and it reminded me of the vibe from David Bowie’s album “Let’s Dance”.

Lyrically I imagined following a character wandering city streets on their skateboard with earbuds blasting while swerving in and around themes of anxiety and worldly pressures. The weight that the words convey ultimately gives way to the light and optimism of the rhythms and melody. It’s a sign of peace in this era of war machines, a path that brings us closer together to find resolve and solutions, “from the core to the seams the threads that we seek.

lyric video que está já aqui em baixo. Sem medos de clicar, é só uma calavera bem guapa a cantar-nos o novo tema dos Calexico.