Car Seat Headrest
Car Seat Headrest

Car Seat Headrest: Will, Vincent & Franz

“Vincent”, perdoem-me os mais puristas, não envergonharia Franz se fizesse parte do álbum epónimo da banda escocesa. Arriscaríamos ir, aliás, um pouco mais longe. “Vincent” faz parte de Franz Ferdinand – enquanto bonus track ou tema do alinhamento principal de veia um pouco mais abrasiva – numa realidade alternativa qualquer. Mais trompete, menos trompete, menos 2004 ou mais 2006, Will Toledo, a.k.a. Car Seat Headrest, leva-nos numa máquina do tempo até meados dos 00’s com paragem para ver as vistas em alguns momentos declaradamente 70’s, enquanto à janela se acena, a espaços, a Sonic Youth, e produz o melhor indie rock de guitarra em punho que temos visto ultimamente.

Confirmados para o NOS Primavera Sound e, para quem já ouviu, certamente um dos discos a seguir durante o decorrer de 2016, os Car Seat Headrest lançam agora o vídeo edit de 4 minutos para “Vincent”, tema que numa realidade menos fantasiosa e alternativa (?), integra o alinhamento de Teens Of Denial, o primeiro disco de originais pela Matador e que sucede a Teens Of Style de Outubro passado, uma compilação que reune temas de álbuns anteriores, todos lançados pela banda.

Will Toledo, o mentor do projecto, confessa que “Vincent” versa sobre

Fighting to hold one’s place in the crowd, to hold one’s drink. Shouting to be heard, but what’s the point, no one’s saying anything worth listening to. Wanting to leave, not wanting to go home. Music is too loud.

Coisas profundas, portanto. A versão original chega quase aos 8 minutos e pode ser encontrada no disco produzido por Steve Fisk (Nirvana, Soundgarden) mais lá para a Primavera. Se é descansar a cabeça que esperam ter com este disco, vai ser bem grande a desilusão.