Todas os anos a Academia de Hollywood oferece um tributo a nomes que fizeram, nas suas mais variadas funções, a máquina da sétima arte girar e que desapareceram durante o ano que antecede cada uma das cerimónias. Em 2018, o In Memoriam olhou para o ano que ficou para trás e acolheu as imagens dos rostos e as memórias de nomes como George A. Romero, Jeanne Moreau, Martin Landau, Harry Dean Stanton, Jóhann Jóhannsson, Roger Moore e Sam Shepard, entre muitos outros.

Para dar som ao momento de nostalgia e homenagem, Eddie Vedder recuperou de forma emotiva e sensível uma canção de Tom Petty, também falecido durante 2017. “Room At The Top”, do disco Echo editado por Petty com os Heartbreakers em 1999, foi o tema cantado pela voz dos Pearl Jam, que adaptou a letra da música ao momento e transformou a passagem em que Tom cantava Yeah like they do in those things on TV, I love you em Yeah like they do in those things in the movies, I love you.

Os Pearl Jam tocam em Lisboa este ano enquanto cabeças de cartaz do NOS Alive em Julho, no mesmo dia que Jack White, Franz Ferdinand, MGMT e Alice In Chains.