Editors: O novo sonho revelado

No seguimento da surpresa que foram repentinamente termos duas novas faixas de Editors, dois anos passados de The Weight Of Your Love, nomeadamente “Marching Orders” e “No Harm”, já se desconfiava que onde há fumo há fogo e os Editors têm um incêndio pronto a deflagrar.

O quinto disco da banda de Birmingham já tem data marcada para 2 de Agosto pela Play It Again Sam. In Dreams é o segundo disco com a nova formação da banda com Justin Lockey e Elliott Williams bem firmes ao lado de Tom Smith, Russell Leetch e Ed Lay. Com dois anos de tour mundial a cimentar a dinâmica de grupo os britânicos regressam às origens e à escrita influenciada pela electrónica do disco de estreia e, mais visivelmente, em In This Light And On This Evening deixando para trás a abordagem mais rock  do disco anterior.

Gravado em Crear, num retiro para artistas isolado nas Western Highlands e a 8 milhas do vilarejo mais próximo, In Dreams é considerado pela banda como um projecto que se centra principalmente na crença da partilha e na colaboração, logo, não é de estranhar que todos os elementos da banda tenham tomado o papel de produtor como seu. In Dreams conta com o primeiro dueto de sempre gravado em álbum. O privilégio toca a Rachel Goswell dos Slowdive que, além de adicionar a sua voz aos coros de “Ocean Of Night” e “At All Cost”, coloca-se lado a lado com Tom em “The Law”. Fomos só nós que ficamos a salivar por este dueto?

As misturas do disco foram entregues ao mítico Alan Moulder (The Jesus and Mary Chain, Ride e My Bloody Valentine) de forma cega e sem qualquer intromissão da banda e todo a arte depositada nas mãos de Rahi Rezvani. Rahi tinha já colocado o seu brilhantismo soturno e experimental nos dois últimos singles da banda que não se sabe ainda se farão parte do alinhamento final de In Dreams.

Sem datas ainda marcadas para Portugal a banda está em tour pela Europa no último trimestre de 2015.

Our last record was the sound of us learning to walk again, with new legs! In Dream, our first self produced album, is us diving into the computer, a real studio record, made in isolation by the 5 of us. Can’t wait for you all to hear it. TX