EDP Live Bands conferência de imprensa. Lx Factory. 26-01-2016

EDP Live Bands ’16

 

Realizou-se, no passado dia 26 de janeiro, a conferência de imprensa para a terceira edição do EDP Live Bands. Este concurso destina-se a todas as bandas de “garagem” que procuram uma oportunidade de dar o conhecer o seu trabalho, sair do anonimato e conquistar um lugar no panorama musical português. Os prémios mantém-se os mesmos do ano passado; o vencedor irá atuar tanto no festival português NOS Alive como no Bilbao BBK Live, em Madrid, e ainda ganha o direito a gravar um álbum com a Sony Music. A recompensa para os vencedores não é a única coisa que se manteve inalterada em relação ao ano passado: os parceiros continuam os mesmos, nomeadamente a EDP, Blitz, Rádio Comercial, Everything is New e Sony Music Portugal.

Para dar início à sessão, é apresentado um vídeo de síntese da edição de 2015. Os representantes de cada uma das parcerias fala sobre o crescente sucesso desta competição, o que traz grandes novidades para 2016. A primeiro novidade, está a cabo da Rádio Comercial: “o nosso Vasco Palmeirim vai percorrer o país inteiro de modo a promover esta iniciativa e ouvir os participantes. Visto que o Vasco passou imenso tempo a ouvir música e é uma cara conhecida dos portugueses, é a pessoa indicada para a tarefa”, informou Pedro Ribeiro, um dos protagonistas das “Manhãs da Comercial”. “Esta iniciativa também se destina a promover o concurso a zonas do interior do país, o que acreditamos que faça aumentar o número de participantes em 2016”, arrebatou.

O aumento do número de participantes será um dado adquirido, principalmente pela grande novidade para este ano: o EDP Live Bands Brasil. A ligação de 20 anos estabelecida entre a EDP e o Brasil, juntamente com a sua boa relação, leva à internacionalização da iniciativa. A recompensa será a mesma do que na edição portuguesa: um disco assinado pela Sony Records Portugal e a oportunidade de tocar nos dois festivais. “Se o ano passado, tivemos 330 participantes em Portugal, estima-se que, no Brasil, ultrapassem os milhares. É um país com excelentes músicos e que vão lutar com toda a sua garra e talento para conseguirem o privilégio de tocar em dois dos maiores festivais europeus, o NOS Alive e o Bilbao BBK, os únicos onde os Arcade Fire vão marcar presença na Europa”, disse entusiasmado Álvaro Covões, o “senhor” Everything is New.

Como se trata de um evento de música, essa não faltou com atuações dos Cavaliers of Fun e Daniel Kemish, vencedores e a menção honrosa do ano passado, respetivamente. Os Caelum’s Edge, vencedores da primeira edição, também marcaram presença e apresentaram o vídeo do single “O Jogo”, o primeiro a ser retirado do álbum Enigma (lançado a 29 de janeiro), fruto da vitória de concurso. Estes 3 artistas são a prova viva do melhor que se faz pelo nosso país, precisando apenas de oportunidades como esta para o demonstrar.

Se achas que tens o que é preciso, ou conheceres alguém que o tenha, as inscrições começaram a 27 de janeiro e terminam a 29 de fevereiro. Para mais informações, consulta o site oficial em http://edplivebands.edp.pt/ e boa sorte!