Na sua primeira edição, em Outubro de 2016, o Festival Of Disruption, que se realiza na cidade de Nova Iorque, trouxe no seu cartaz nomes como Rhye, Xiu Xiu, St. Vincent, Sky Ferreira e Kaitlyn Aurelia Smith, e fez-se também com algumas exposições e palestras a cargo de vários actores, entre os quais a sua musa de sempre, Laura Dern.

O festival, que tem curadoria de David Lynch, regressava precisamente um ano depois, em Outubro de 2017, com um alinhamento em que figuravam nomes como Bon Iver, The Kills, Sharon Van Etten e Laura Marling, numa altura em que o realizador e músico se via enredado no estranho e fascinante mundo de Twin Peaks, a série que ressurgia em 2017 para uma nova temporada.

Em 2018, o Festival Of Disruption abre portas durante o mês de Maio e ocupa os dias 19 e 20. Do cartaz, estão confirmados Animal Collective, Angel Olsen, Au Revoir Simone – que tinham preenchido o momento musical de um dos episódios de Twin Peaks, no The Roadhouse, com “Lark” e “A Violent Yet Flammable World” -, Jon Hopkins, que regressa este ano aos discos depois de lançado na semana passada um vídeo alienígena, Jim James dos My Morning Jacket, Rebekah del Rio e finalmente um DJ set de Flying Lotus.

Como já vem sendo habitual, o festival tem também uma rúbrica com palestras centradas na 7ª Arte – este ano com Isabella Rosselini e um screening de Blue Velvet, filme de 1986 realizado por David Lynch -, exposições e um momento de meditação, com o último álbum de Brian Eno, Reflection, editado em 2017, a servir de acompanhamento. Todos os lucros conseguidos com a realização do festival revertem para a David Lynch Foundation,

…whose mission is reducing toxic stress and trauma among at-risk populations, including victims of domestic violence, veterans suffering from PTSD, and underserved urban youth, through the evidence-based Transcendental Meditation technique.

O Festival Of Disruption realiza-se entre os dias 19 e 20 de Maio, e este ano realiza-se no Brooklyn Steel. Angel Olsen tem agendados dois concertos, em Lisboa, uns dias antes.

Festival Of Disruption