Chamem-lhes punk rock, chamem-lhes descendentes directos do grunge ou uma das mais bem oleadas lâminas da cena alternativa actual. Os FIDLAR lançaram em 2013 o disco de estreia homónimo, e dois anos depois Too, o segundo grito nada abafado de teenage angst, de barulheira boa e de fúria na ponta da língua, nos pedais e nos amps submersos em feedback.

Os Pixies serão, certamente, bastante culpados pela existência da banda californiana; os Sonic Youth partilham o banco dos réus com eles e os Nirvana… bom, os Nirvana e Kurt Cobain partilham tudo isso e muito mais: partilham uma história de decadência, de tragédia e de adição às drogas mas que ao contrário dos líder dos Nirvana, terminou bem.

Porquê a comparação? Porque além da fase crítica atravessada por Zac Carper, voz e guitarra dos FIDLAR, a banda abre agora o ano com uma versão para “Frances Farmer Will Have Her Revenge On Seattle”, um tema escrito por Cobain em jeito de homenagem à actriz falecida em 1970 e originária de Seattle, e uma das canções de In Utero, o último disco de originais que os Nirvana editariam em 1993.

Os FIDLAR estão neste momento em estúdio a tratar daquilo que será o seu terceiro disco, mas que até agora não tem ainda data marcada para ver a luz do dia.