Parece que a Apple tem ido buscar aos compêndios alternativos nomes e rostos menos óbvios para bafejar de arte os seus mais recentes projectos comerciais. Na semana passada, a filial australiana da marca desafiou Courtney Barnett a gravar uma reinterpretação para “Never Tear Us Apart”, canção original dos compatriotas INXS, num anúncio para o iPhone X, cuja temática se centrava na igualdade de género no casamento.

Agora, a Apple convidou o realizador Spike Jonze (Being John Malkovich, Adaptation, Her) a colocar-se por detrás das câmaras e a dirigir um novo anúncio, para o HomePod, com o título Welcome Home, by Spike Jonze. Mais que um simples anúncio, a pequena filmagem de 4 minutos faz regressar FKA twigs ao radar, não com música nova – que já tarda em aparecer -, mas enquanto protagonista e bailarina – por onde começou, no mundo das artes -, da mini-película que gira ao som de ” ‘Till It’s Over de Anderson.Paak, um tema também ele acabadinho de estrear.

Welcome Home contém algum dos tecidos quasi-surrealistas da realização desafiadora das convenções e de concepção pouco tradicional que c tem manifestado ao longo da sua carreira no cinema. Da britânica FKA twigs, que tomou o mundo de assalto em 2014 com o seu álbum de estreia, LP1, pouco se tem sabido desde o seu último lançamento discográfico, o EP M3LL155X, de 2015, embora tenha produzido em 2016 o one-off single, “Good To Love“.