Das paisagens etéreas para terrenos palpáveis e futuristas, da ausência de gravidade para patamares sobre patamares de ascensão. O novo vídeo dos Franz Ferdinand para “Always Ascending” atira a banda de Alex Kapranos para um vácuo impessoal, intemporal e incolor em que todos os elementos orbitam de forma alietória, desordenada e em câmara lenta.

Mas se tanto a canção como o vídeo apontam num primeiro momento para um ambiente tenso e mágico, em que se oxigenam sopros soturnos e sombrios, o corte faz-se com a aterragem da banda em terra firme e numa viciosa explosão de sintetizadores para desenrolar o tema-título do seu próximo álbum em vários cenários distribuídos cada um por um patamar diferente… e sempre de forma ascendente. O vídeo foi filmado em Paris pela dupla AB/CD/CD.

Always Ascendening” é o primeiro single de avanço dos Franz Ferdinand para o novo trabalho e também a canção que dá nome ao disco e, apesar de Alex ter confessado descer o tom das guitarras, a verdade é que o ritmo é inconfundivelmente ferdinandiano. Os escoceses, que em 2015 editaram um álbum colaborativo com os Sparks sob o pseudónimo FFS, lançam o seu quinto registo de estúdio a 8 de fevereiro, pela Domino. O álbum contará com a produção do francês Philippe Zdar, que no currículo já inscreveu nomes como Cassius, Phoenix e The Beastie Boys.

A acompanhar o novo vídeo, chega também a notícia da passagem por terras alfacinhas dos Franz Ferdinand, que regressam a Lisboa depois do último concerto em nome próprio ser já uma memória longínqua. A banda escocesa esteve entretanto no SBSR em 2015 com o projecto que os uniu aos Sparks.  O palco, desta vez, é o NOS Alive, onde tocam no dia 14 ao lado de Mallu MagalhãesReal Estate. Estão já confirmados também os Future Islands, Pearl Jam, Queens Of The Stone Age, The National, Two Door Cinema Club e Wolf Alice.

Lê tambémOs Franz Ferdinand estão de volta: “Always Ascending” é o novo tema

 no Palco NOS do NOS Alive’18

Franz Ferdinand no Palco NOS do NOS Alive’18