A última vez que o space shuttle post-rock dos God Is An Astronaut aterrou em Portugal foi em 2018, na altura com Epitaph ainda meio gasoso na atmosfera e com os temas do disco editado em Abril desse ano a ganharem corpo em palco, cerca de mês e meio depois. Mas para a primeira é preciso recuar não numa nave espacial, mas numa máquina do tempo. A banda irlandesa estreou-se em território nacional em 2006 na tour de promoção de All is Violent, All is Bright, ao lado de uns ilustres desconhecidos à época, chamados Linda Martini.

Os Astronaut regressam agora para duas datas em Outubro, precisamente para um acontecimento celebratório focado no 15º aniversário desse mesmo álbum, longa-duração que veio a ser reeditado em 2011, numa edição remasterizada.

Os concertos acontecem – se tudo correr bem e forem levantadas as medidas de restrição impostas pela pandemia do covid-19 – nos dias 12 e 13 do mês 10 no Porto e em Lisboa respectivamente. A sala que recebe os God Is An Astronaut na cidade invicta é a Sala 2 da Casa da Música e na capital será o Estúdio Time Out. Bilhetes para o Porto aqui e para Lisboa aqui.